Ilusões de ótica

O termo ilusão de ótica pode ser aplicado a todos as ilusões que "enganam" a visão humana, fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de outro modo.

Alguns tipos de ilusão de ótica:

1) Ambíguas: as imagens ambíguas contém mais de uma cena na mesma imagem. Sua visão interpreta a imagem de mais de um modo.

2) Escondidas: são imagens que, à primeira vista, não apresentam nenhum significado, mas depois de observá-la um pouco, você irá se surpreender.

3) Impossíveis: sensacionais imagens que, inexplicavelmente, parecem normais, mas, ao repararmos bem, são impossíveis.

4) Imagens que parecem se mexer.

5) Pós-efeito.

6) Anáglifas 3D: são figuras ou cenas que, submetidas a filtros coloridos, apresentam diversos níveis de profundidade, quase exatamente o que nossos olhos enxergam quando as veem.

7) Ilusão de Müller-Lyer: imagens de ótica geométrica que levam a ilusão de que duas retas idênticas, mas com ângulos invertidos em suas extremidades, aparentam possuir tamanhos distintos; aquele que possui o ângulo voltado para dentro aparenta ser menor.

8) Ilusão de Titchener: duas imagens de flores em que os círculos A e B, no interior, são iguais embora pareça maior o círculo que possui à sua volta círculos menores (no caso, o círculo A).

































2 comentários:

  1. Gosto muito das ilusões de ótica. Pra mim é uma viagem. Sou designer e recentemente decidi publicar algumas ilusões de ótica ambíguas e reversíveis que desenhei no decorrer dos anos. Segue o link do canal se desejar conferir meus desenhos. https://www.youtube.com/channel/UCu7LKHg5dbg5Ev2TLUIxHkw
    Parabéns pelo site! Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito das ilusões de ótica. Pra mim é uma viagem. Sou designer e recentemente decidi publicar algumas ilusões de ótica ambíguas e reversíveis que desenhei no decorrer dos anos. Segue o link do canal se desejar conferir meus desenhos. https://www.youtube.com/channel/UCu7LKHg5dbg5Ev2TLUIxHkw
    Parabéns pelo site! Sucesso!

    ResponderExcluir