domingo, 29 de novembro de 2015

Cientistas do Brasil viram animações

http://timfazciencia.com.br/para-saber-mais/cientistas-do-brasil-viram-animacoes/



Você consegue lembrar de cabeça o nome de algum cientista brasileiro? Se você teve dificuldade para responder essa pergunta, não está sozinho. Na pesquisa “Percepção Pública da C&T no Brasil 2015”, realizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, só 6% dos entrevistados conseguiram lembrar o nome de um cientista brasileiro. Por isso, a nossa dica de hoje é bem interessante para quem quer conhecer mais sobre alguns brasileiros tão importantes para a ciência.
O Canal Futura, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), criou uma série de animações chamada “Um cientista, uma história”. Serão 30 episódios, cada um contando a história, o trabalho e curiosidades de grandes cientistas aqui do Brasil. Já foram lançados nove episódios até agora, todos com cerca de 5 minutos e com uma linguagem simples, voltados para todas as idades.
Você vai saber como o médico mineiro Carlos Chagas usou a observação e a classificação para ajudar a identificar e a combater diversas doenças.

E que a descoberta de como surgem as supernovas – uma das fases da vida de uma estrela – foi feita pelo físico pernambucano Mário Schenberg, em parceria com o físico russo George Gamow.

Foi graças a outro médico mineiro, Vital Brazil, que a produção do soro antiofídico (contra venenos de cobras) foi aprimorada, salvando milhões de vidas em todo o mundo.

Essas são apenas algumas das histórias incríveis apresentadas pela série. Você pode assisti-la de duas formas: no Canal Futura, às segundas e quintas-feiras às 20h, ou no canal do Sesi no YouTube, que publica dois novos episódios por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário